ORIGEM DA  FUNDAÇÃO V.M. RABOLÚ

No ano 2.000 os filhos e herdeiros universais do V.M. Rabolú, transferiram à sua mãe, Sra. OLGA GORDILLO, VIÚVA DE AMORTEGUI, a totalidade dos direitos autorais e demais direitos intelectuais vinculados com a obra "HERCÓLUBUS OU PLANETA VERMELHO".

No ano de 2004, a Sra. OLGA GORDILLO ,VIÚVA DE AMORTEGUI solicitou a seu filho Juan Ramón Amórtegui Gordillo e a Luis Alfonso Mazuera Castillo, pessoa de sua inteira confiança, a execução de todos os atos legais e administrativos pertinentes para que a Fundação V.M. Rabolú fosse constituída através da transferência de todos os mencionados direitos autorais e demais direitos intelectuais vinculados com a obra "HERCÓLUBUS OU PLANETA VERMELHO".

No ano de 2.004 a Fundação V.M. Rabolú foi constituída mediante Escritura Pública da “Notaría Primera del Círculo Notarial de Pereira”. Ato inscrito sob o número 00007258 do livro 1° das pessoas jurídicas sem fins lucrativos da câmara de comércio de Pereira-Colômbia, contando em seu patrimônio como bem essencial e principal, com a titularidade plena e absoluta dos direitos autorais e intelectuais predicáveis sobre a obra "HERCÓLUBUS OU PLANETA VERMELHO.”